Reunião da Diretoria do CATC
Quinta feira dia 23 de fevereiro, às 15:00h
Pauta: Informes, Calouradas, Festas, agenda do CATC, FRIA.
E aí, pessoal, começando bem o ano de 2006?
Espero que estas férias tenham servido para carregar as pilhas, por que o ano que começa promete ser bem agitado. Temos que dar um “salto em qualidade” em nosso Centro Acadêmico, ou seja, fazer mais atividades, melhor produzidas e que envolvam a maioria de nossos colegas.
Aprendemos bastante nesse semestre de atividades. È verdade que cometemos alguns erros, alguns planejamentos não deram muito certo, nos atropelamos algumas vezes, mas conseguimos colocar a nossa entidade “na ativa”.
Todos sabem que existimos, e agora, legalmente, com eleições, ata registrada e tudo mais.
Promovemos quase dez exposições. Impulsionamos a criação de Núcleos, um de Painéis e Murais e outro de Ilustrações e Quadrinhos. Lançamos um jornal. Recebemos os calouros, e os integramos ao Centro Acadêmico. Realizamos festas no Instituto de Artes, cada uma delas com mais gente que a outra e sucesso.Nos mobilizamos para exigir que o prédio do ICBS seja destinado às Artes.
Passamos a participar ativamente da vida do Instituto de Artes. Colocamos nossas representações a participar. Na Assembléia do Curso, colocamos nossos nove representantes e mais seis suplentes (até teve professores que se impressionaram com o peso de nossa participação)
Quando uma turma de colegas se sentiu prejudicada pela atitude de uma professora, promovemos uma assembléia e tiramos uma resolução firme: solicitamos uma advertência para a mesma.O fizemos por escrito, procurando os meios legais para implementar esta resolução. A professora foi advertida, e suas aulas mudaram. Para isso também serve o Centro Acadêmico: para defender os direitos dos estudantes.
Venha e participe! O CATC é de todos nós!
Alejandro Ruiz


URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE!
Contra a sacanagem na política, proteste... e pense bem na hora de votar!

E começa o ano “eleitoral” com suas sacanagens. Desta vez, é o Prefeito de Porto Alegre, que “inteligentemente” aprovou o aumento da passagem urbana no dia 3 de fevereiro, num “feriadão” no meio das férias, para que ninguém proteste... O DCE e todos os DA’s estão protestaram, saíram às ruas e aproveitaram para pedir o “passe livre”. Mesmo que pareça impossível, o importante é fazer com que nossos políticos pensem com que os estudantes temos opinião!
Mas muito não adiantou, a passagem mais cara já é um fato consumado e agora eles descobriram a varinha mágica: no lugar de aumentar no final de fevereiro, o fazem no começo de mês... para não serem cobrados.
Mas na hora de votar( e este ano tem eleições!) é que agente tem que se lembrar.
Vamos cobrar deles! A gente é quem paga o salário desses caras!!!

EXPOSIÇÕES - EXPOSIÇÕES -EXPOSIÇÕES
Já está à disposição de todos o edital da Sala Ado Mallagoli,
quem quiser é só solicitar o mesmo via e-mail a camaradaalejandro@ig.com.br.
Ah, já estamos negociando espaços para outras exposições, aguardem novidades!
Estamos convidando a todos aqueles que queiram participar da Comissão de exposições a entrar em contato conosco, serão bem-vindos! Cabe a esta Comissão promover as exposições, negociar espaços, organizar e montar as exposições. Ah, é muito trabalho? Sim, mas é a melhor forma de aprender a promover nossa própria carreira.
Hoje a Comissão está sob a coordenação das colegas Dilma e Pilar .

MAIS UMA CONQUISTA DO CATC!
Esta sim que é uma boa notícia! A partir de uma reunião que aconteceu no dia 24 de janeiro com os Professores de Informática do IA, a DAV e o CATC, conseguimos garantir o acesso de todos os alunos das Artes Visuais aos equipamentos da Sala 71!!!
Como são equipamentos específicos, há alguns critérios:
A prioridade para a utilização dos mesmos é para quem está cursando as cadeiras;
Para os demais alunos, será possível utilizar os equipamentos quando houver monitor, para isso, solicitaremos mais um monitor para essa sala;
Os equipamentos deverão ser utilizados exclusivamente para artes gráficas (não para digitação!) e para pesquisa na Internet;
Também teremos acesso à mesa de edição de vídeo, para usar a mesma, deverá se apresentar projeto (a idéia, ou o pré-roteiro, etc).
Mesmo com esses critérios, que parecem muito “exigentes”, cremos que todos ganhamos, mais do que nada, o pessoal que trabalha com artes gráficas e quem gosta das mídias eletrônicas.

EVENTO DOS CENTROS ACADÊMICOS DO IA!!!
Seguindo na nossa agenda de atividades para pressionar a Reitoria em afirmar o fato de que o prédio do ICBS passe a pertencer ao IA, durante dezembro e janeiro reunimos seguidas vezes as diretorias dos centros acadêmicos das visuais, da música e das artes cênicas.
Pensamos em produzir um grande evento com as três artes lá, e no meio dessa conversa surgiu a convocatória da Universidade de La Plata(Argentina) para fazer uma atividade artística em toda as Universidades da América Latina e do mundo, no dia 24 de março. E claro, aproveitamos o gancho e estamos preparando uma atividade de peso lá.
Fizemos o projeto, encaminhamos e estamos já ajustando os últimos detalhes. Na semana que vem sai o edital.
O tema é “ARTE E DIGNIDADE”, tem textos e filmes indicados, e haverá espaço para exposição de esculturas e projetos tridimensionais (pátio do ICBS), fotografias, desenhos e pinturas.


CALOURADAS CALOURADAS CALOURADAS
Desta vez, também as calouradas serão organizadas pelos três centros acadêmicos do IA, e estamos ajustando as datas e atividades.
O que já sabemos é que as calouradas promovidas pelo DCE (das quais participamos também) acontecerão de dia 27 a 31 de março, encerrando na última sexta-feira de março com uma grande festa. Já comecem a se agendar!!!

Agende-se! Participe!