oi blog



não tô com muito tempo pra teclar, aqui no meu trabalho, mas vai um breve relato da nossa ida à reunião no biociências...



bem, fomos avisados que haveria uma reunião dos diretores da biociências com os alunos que ocuparam o espaço de vivências e decidimos conferir.



estavam presentes o diretor do ICBS (instituto de ciências básicas da saúde) prof. mello, a vice-diretora profa. magnolda, o vice-diretor da medicina (um alemãozão metido que não lembro o nome (mauro)), uma bambambã da reitoria (idem), dois alunos do CA da medicina (tázio e uma guria muito esperta), um cara do DCE, e mais dois gatos pingados que não sei de onde eram...



a priscila foi a primeira pessoa das Artes à chegar na reunião: pegou desde o inicio, as 14:30, eu cheguei logo depois, e depois vieram vindo a anelise, o dudu e o luciano. foi legal porque o pessoal das Artes estava bem representado numa reunião que, em teoria, não tem nada conosco.



o clima não tava nada legal. o tal diretor melo é um facistóide neurótico que não deixava os alunos manifestarem a sua voz: mais de 2 vezes os ânimos se exaltaram! foi uma coisa meio nojenta de ver... aqueles diretorzinhos, encima do seus poderzinhos funcionais, hipocritamente desvirtuando o assunto e colocando os alunos como trouxas ou malévolos: uma luta do bem contra o mal, ou uma luta das pessoas que querem melhorar as condições de ensino (eles!) contra os alunos que não querem aula!



vou explicar:



o centro de vivências sempre existiu, lá havia um bar e um espaço para os alunos ficarem, que depois foi fechado e trancado à cadeado por ordens do diretor mello que decidiu que o espaço era perfeito para se fazer duas salas de aula (onde provavelmente seria colocada uma placa de bronze com seu nome). bem, claro que os alunos não toparam isso, quando tem outros espaços ociosos no prédio onde poderiam ser feitas as tais salas de aula.



bem, acho que no fundo no fundo é uma simples questão de dinheiro... saiu uma licitação com grana pra fazer as obras, comprar o material, etc. se a obra tem de ser executada em outro local a licitação caduca e não vem a dita grana: então os caras querem expulsar os alunos de qualquer jeito!



os alunos de lá já decidiram que cedem metade do espaço para que seja construída uma das salas, a outra é noutro lugar do prédio... a direção quer dar pra eles um espaçinho de 55 m2 .



bem, mas isso é problema deles!!!

onde a gente entra nessa barafunda toda???

é obvio que nunca entraremos no prédio da biociências se eles não saírem de lá primeiro. lá tem aulas pra 14 cursos na área da saúde, o prédio está em péssimas condições e o equipamento pra eles é uma merda. isso porque a nossa grande mãe previdente UFRGS constrói belos prédios modernos e custosos, coloca salas de primeira para as PPGs, laboratórios pros bambambãs mas "esquece" de fazer salas de aulas pra graduação! (e depois quer pegar o espaço destinado pro convívio entre os alunos pra isso)...



então temos participado desse processo, estamos tentando recolher o máximo de material sobre o prédio da biociências e sua história, para descobrir um jeito de acelerar esse processo!



foi citado pelo menos umas três vezes na dita reunião que aquele prédio estava destinado ao IA quando eles se mudassem para um novo prédio que deverá ser construído no campus da saúde ao lado do ciclo básico e bioquímica. inclusive o vice-diretor da medicina (não consigo lembrar o nome daquele babaca) (mauro, descobri) jogou na nossa cara que o prédio do IA é alugado!!



bem, a coisa toda foi nojenta. o digníssimo diretor mello entrou com um processo na polícia federal com os nomes dos líderes dos alunos da saúde por invasão de patrimônio federal, depredação e o escambáu! numa hora da reunião o cara disse que se eles não resolvessem logo ele pegaria o processo que está encima da sua mesa e mandaria executar: uma sacanagem, porque esse processo geralmente não dá em nada mas prejudica o nome dos envolvidos para tirarem seu registro de médicos, fazerem concursos e outras burocracias. quando ouvi isso não pude me conter e abandonei o papel de observador e perguntei pro melão do outro lado da grande mesa:



- isso é uma ameaça?



e o cara teve a cara de pau de dizer que sim...!!!



isso sem contar outros absurdos que presenciamos naquela reunião com esses digníssimos diretores dessa nobre instituição.



bem, outra coisa, quando falamos de nossa intenção de criar um projeto multidisciplinar, junto com o pessoal da arquitetura, comunicação, educação, etc, para transformar o biociências num centro-cultural (além das dependências do IA) etc. o diretor mauro só faltou rir da nossa cara e não permitiu que o eks desse seus argumentos...



então, como ficamos...?



decidimos que participaremos da próxima reunião quando documentaremos todos os eventos que ali ocorrerem, juntaremos todo o material que conseguirmos sobre o prédio da biociências, desde sua construção até os eventos atuais e usaremos todos os meios do que dispomos para informar e denunciar o estado em que está o prédio e a sua administração!



bem, a próxima reunião será na próxima 2ª-feira, 5 de agosto, as 14:00: ESTAREMOS LÁ !!!



abração pra todos !



rodrigo.







Nenhum comentário: