Feito pelo Núcleo Audio e Vídeo da ESPM
Direção: Vital Lordelo
Produção: Bibiana Farenzena
Direção de Arte: Bibiana Farenzena
Câmera: Gregório Kuhn
Artistas: Pedro Gutierres Ame e Caveira Zigomático

Especial para a Bienal B

Outros vídeos:
bienal final (del mundo) - http://www.youtube.com/watch?v=F_fTH5wtRug
trem 120 . mais bah! - http://www.youtube.com/watch?v=O0YR7y82vak
Alfred Stieglitz, la fotografia como arte.

Este sábado (02/06), às 16h, a Escola de Fotografia Projeto Contato
vai exibir o documentário Alfred Stieglitz, la fotografia como arte.
A atividade é gratuita com inscrições pelo site:
I Fórum de Artes Visuais inicia hoje na Universidade

28/05/07 12:05:29

O I Fórum de Artes Visuais inicia hoje na UFSM. A promoção do Diretório Acadêmico Iberê Camargo busca aproximar os estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais/Bacharelado e Artes Visuais/Licenciatura Plena em Desenho e Plástica da UFSM. O Fórum vai até sexta-feira, 1º de junho, no Teatro Caixa Preta, no campus.


» veja mais: I Fórum de Artes Visuais inicia hoje na Universidade
Greve dos Funcionários!!



Para os alunos das ARTES VISUAIS e MÚSICA, amanhã, dia 29 de maio, terça-feira, vai ter aula normal pela manhã pois os professores da música vão assumir as chaves das salas neste turno, e pela tarde também haverá aula normal, pois a professora Maristela das visuais assumirá as chaves. Ainda não se sabe se teremos aula normal à noite, então quem tem dúvidas ligue para a secretaria amanhã a partir das 9h (TEL: 3308-4303). Quanto ao resto da semana, só poderemos informar a partir de amanhã à noite, por e-mail ou no centro acadêmico, qualquer coisa liguem para meu celular 9143 7110 ou para o Alejandro 8423 2165.

O CATC junto com os professores, está fazendo o possível para organizar essa semana e quem sabe as próximas, pois não teremos os funcionários. Apoiamos os mesmos em suas reivindicações dentro da Universidade e sabemos das condições precárias que todos enfrentamos.

Quem puder, mande este e-mail para outros colegas.

Abraços
Manuela (CATC)
Fala Brasil convida para evento
com lançamento de livros e exposição fotográfica

Os livros de Rosane Scherer - Brasil Este País de Bocas Amestradas Vol 1 (capa de Danúbio Gonçalves) e Vol 2 (capa de Erico Santos) - (poesias e fotos), e o livro de Zé Augustho Marques - Verso e Inverso da Paixão (capa de Danúbio Gonçalves) - (poesia), terá relançamento no dia 30 de maio/07, a partir das 19h no Café Concerto da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), com diversas atividades culturais e exposição fotográfica das fotos de artistas que ilustram os livros de Rosane Scherer. Informações: 51. 3029.7026 / 9144.3426 / 8423.0616 (jfalabrasil@terra.com.br)

Dia 30 de maio/07 (quarta-feira), coquetel a partir das 19h
no Café Concerto da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736)

Entre os artistas e pessoas que ilustram os livros e fazem parte da exposição de Rosane Scherer estão: Andrea del Puerto, Adriana Deffenti, Catarina Domenici, Dudu - O mágico, Ana Kruger, Renata Adegas, Frank Solari, Bianca Fachel, Vanessa Langoni, Karine Cunha, Luis Fernando Verissimo, Andrea Cavalheiro, Monica Tomasi, Muni, Zé Caradípia, Nanci Araújo, Marcus Maestro, Lúcia Helena, Marietti Fialho, Tangos & Tragédias, Xandelle, Deborah Finocchiaro, Loma, Joca Vergo, Maninha Pedroso, Marcelo Delacroix e Mateus Mapa, Angelo Primon, A Família Sujo, James Liberato, Dedy Ricardo, Necka Ayala, jairo Klein, Affonso Romano de Sant'Anna, Ferreira Gular, João Ubaldo, Nelson Fachinelli, Rubens Santos, David Camargo (in memorian), entre outros...

As atividades dia 30/05: Dança contemporânea com Marilice Bastos e Joca Vergo e sax de João; Dança do ventre; Apresentações músicais de Zé Caradípia, Karine Cunha e Marcus Bonila, Pedro Mazzan, Necka Ayala, entre outros... Pintura ao vivo com a artista plástica Tenine.

Mirante - Exposição de Chiara Banfi (25/Mai)

A artista paulistana Chiara Banfi é uma das atrações do evento Do Lixo ao Luxo: Hibridismo e Reciclagem Cultural, que acontece na Usina do Gasômetro a partir da próxima semana. Chiara inaugura a exposição Mirante na sexta-feira, dia 25 de maio, às 19 horas, na Galeria Lunara.


Leia mais:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/default.php?p_secao=47

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO
A Koralle têm o prazer de convidá-los
para a abertura da mostra
26 de maio, às 11h, na
Fundação Vera Chaves Barcellos
em Porto Alegre.
Com curadoria de Ana Carvalho
e Neiva Bohns, a exposição apresenta
a produção recente do artista.
Rua dos Andradas, 1444 sala 29
Visitação: de 28 de maio a 24 de agosto,
segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Somos poucos, trabalhamos em uma sala adaptada com criatividade, reverenciamos uma vez por semana o passado. Vejam nossos acertos e nossos erros.
Luiz A c h u t t i.
“Preste muita atenção nas primeiras críticas ao seu trabalho. Descubra exatamente do que, nele, os críticos não gostam – e então cultive isso. Essa parte é a mais original, aquela que vale a pena conservar.”
JEAN COCTEAU

tirei daqui: http://todoprosa.nominimo.com.br/


Depois de um período bem agitado, de volta nosso jornalzinho eletrônico, com bastantes informações e informes de atividades que vão acontecer.

E claro, é fundamental falar do sucesso do trabalho de todos aqueles que, de uma forma ou outra, tem participado das atividades do CATC e do IA em geral

17 de abril Arrancamos com nossa participação no protesto onde pela primeira vez uma massiva representação dos três cursos do IA se fez presente, colocando mais uma vez a questão do novo prédio para o IA na pauta entregue ao reitor.

22 de abril Continuamos em com o aniversário de 99 anos do IA. O painel gigante e a faixa, o relógio e a parceria com a Escola de Samba fizeram da data um evento ímpar, tanto pelo caráter reivindicativo quanto pela capacidade que tivemos como estudantes de dar-lhe à celebração um tom diferente, um tom de protesta mas também de muita ação coletiva.

4 de maio Iniciamos maio com o “Festão Inspirado”, no prédio do IA, onde participaram mais de 400 pessoas, até às 5:30 da manhã!!! Um festão no qual participaram todas as tribos do IA e muitas pessoas de outros cursos.

7 de maio Fizemos o lançamento do tema enredo do Bambas, na Pinacoteca do IA. Mais de 200 pessoas da comunidade do carnaval estavam lá, num clima de otimismo a olhos vistos, conversando com aqueles colegas que lá estavam, procurando uma interação que supera qualquer política de inclusão, por que é uma relação mais profunda e de comum acordo.

10 de maio Aconteceu a reunião entre os CA’s do IA preparando a Semana Acadêmica de Outubro, na qual estamos propondo realizar o 1º Encontro Regional de Estudantes de Artes do RS, no IA, em 26 e 27 de outubro.

14 a 19 de maio Realizamos a 1ª Semana Acadêmica das Artes Visuais de 2007. Aconteceram (mesmo com pouco público) as palestras sobre pesquisa, extensão, pós- graduação, arte educação, direito autoral; reuniões de núcleos, oficinas de caricaturas e de murais, sarau no DAD. Não rolou o filme com diretor(poucas pessoas interessadas) e o campeonato de futebol (problemas de comunicação...)

Além disso, nesse período aconteceram as reuniões dos Núcleos do IA, de algumas Secretarias e da Comissão de Carnaval do IA.

Ou seja: um maio frutífero.É verdade que esbarramos em nossas próprias deficiências, fundamentalmente na hora de comunicar o que estamos fazendo, e na hora de tornar realidade algumas das brilhantes propostas que aparecem no CATC. MAS isso se supera apenas com uma coisa: a participação de mais gente.

E essa participação não é gratuita: quem participou das palestras sobre extensão, pesquisa e pós já sabe uma coisa: a vida acadêmica (não apenas a que acontece em sala de aula) é um fator fundamental para construir uma carreira de sucesso.

Então, nas próximas atividades, também esperamos vocês!!!

Alejandro Ruiz - camaradaalejandro@ig.com.br


*AGENDA DE REUNIÕES E ATIVIDADES DO CATC

Dia H Reunião//Atividade Sala//local
22/05 12:00h Lançamento do concurso da Camiseta do carnaval 2008 da Bambas da Orgia Site do IA
22/05 17:00h Reunião do Núcleo de Quadrinhos e Ilustrações Bar- 8º Andar
22/05 18:00h Reunião do Departamento de Artes Visuais

Eleição da Chefia do Departamento

63G
23/05 10:00h Mobilização e marcha em defesa da educação e pelo novo prédio do IA Reitoria da UFRGS
23/05 16:30h Reunião das Artes Visuais (professores e estudantes) sobre o projeto do Carnaval 2008 Sala 63
23/05 17:30h Reunião do Núcleo de Painéis e Murais

Tema: Painéis do SAE e da Escola

Sala 63
25/05 16:30h Assembléia dos Estudantes de Artes Visuais

Tema:NOVO PRÉDIO DO IA

Possibilidades: Campus do Vale, ESEF ou....

Sala 63
27/05 14:00h Visita a barracão e quadra da Escola de Samba Bambas da Orgia IA
28/05 17:00h Reunião da Comissão de Carnaval do IA, com representantes dos três departamentos (professores, estudantes e funcionários) Sala 63
29/05 15:30h 1ª reunião da Comissão Organizadora do Encontro Regional de Estudantes de Artes Sala 63E

Boletim Semana Acadêmica
segunda 14/05

O Núcleo de Estudos em Arte/Educação (NEAE) em parceria com o Centro Acadêmico de Artes Visuais Tasso Correa promoveu a palestra "Projeto Arte na Escola" com a Profa. do Instituto de Artes Cristina Biazus. Além da história da Fundação Arte na Escola os 15 participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto de dvdteca que será constituido na UFRGS.
O acervo contará com dvds de arte e cultura que serão disponibilizados a toda comunidade que tiver algum tipo de relação com escola. As escolas serão os intermediários na retirada destes materiais.

Além disso a Fundação apresenta inúmeros polos por todo o Brasil e esses polos (geramente nas universidades) promovem diversas atividades. Atualmente acontece um grupo de estudos no colegio aplicação aberto a todos. Para maiores informações entre no sítio www.artenaescola.org.br
O NEAE é um grupo de estudantes que se juntaram para falar sobre o ensino das artes a partir do IA e é aberto a todos. Para contatos luisa.gabriela@ufrgs.br

Ainda na programação da Semana Acadêmica haverá às 09:30h na Sala 63B a palestra
"A arte educacao em espacos não formais" com Nei Vargas
Promoção do Núcleo Arte educação em parceria com o CATC

Mais um Sarau (INs) Pirado dos estudantes de artes do Instituto de artes da UFRGS


11/maio - sexta feira


No Centro Acadêmico de Artes Visuais Tasso Corrêa





Algumas Impressões 8

Exposição de Trabalhos das Disciplinas de Gravura de 2006
de 16 a 31 de maio
Abertura dia 15, terça às 18h
no Espaço Ado Malagoli do IA
Gaby fala sobre a Bienal B no estúdio 36.
1ª SEMANA ACADÊMICA DE 2007
14 a 19 de maio

MAIO:PARA PENSAR AS ARTES


Que IA queremos? Como queremos que ele se consolide? Como queremos crescer nas nossas “carreiras”?Que sonhos perseguimos?

Essas e tantas perguntas norteiam a 1ª semana Acadêmica de 2007 nas Artes Visuais. Mas no nosso caso, as respostas devem vir repletas de sonhos, utopias, desejos. Imaginação e poesia. E muito mais!

Por isso também lembramos nesta Semana Acadêmica outro maio, o de 1968. que começou em Paris e se espalhou pelo mundo.“Ah,- dirão os céticos- isso é coisa do passado”. Mas é que nós não somos (por que não podemos sê-lo) céticos.

Somos artistas. Ou queremos ser.

Nesta Semana Acadêmica, a maior parte das atividades é promovida pelos Núcleos do CATC, e são abertas à todos os estudantes.

O mais importante será que com a participação nessas atividades, estaremos quebrando essa sutil barreira que nos separam e que tanto nos fragilizam.

Participe!!!!
Faça desta sua “semana” para pensar as artes!!!

CATC


segunda-feira

14 de maio

terça-feira

15 de maio

quarta-feira

16 de maio

quinta-feira

17 de maio

sexta-feira

18 de maio

Sábado

19 de maio

09:00h Sala 54

Abertura 1ª Semana Acadêmica 2007

09:30h Sala 54

Palestra:

A pesquisa em artes visuais

Palestrante:
COMPESQ-IA

09:30h Sala 63B

Palestra:

A extensão em artes visuais

Palestrante:

COMEX-IA

09:00h Sala 43B Palestra:

“A composição na elaboração de painéis e murais”

Palestrante:
Prof. Círio Simon

Promoção:
Núcleo de Painéis e Murais

09:30h Sala 63B

A arte educacao em espacos não formais

Palestrante:
Nei Vargas

Promoção:
Núcleo Arte educação

09:30h Sala 63G

Palestra:

Pós graduação em Artes Visuais

Palestrante:
Francisco Marshal e Sandra Rey

Pós Graduação –IA

Dia da UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS

09:00h Campeonato de Futebol

Local: ESEF

(Faculdade de Educacao Fisica)

14:30h Sala 54

Palestra:

“Direito Autoral e Propriedade Intelectual

Palestrante:
César Santolim

Auditor Substituto de Conselheiro/
Tribunal de Contas RS

Promoção:
Núcleo de Quadrinhos e Ilustrações

14:30h Sala 54

Reunião:

Semana Acadêmica de Outubro

Idéias e propostas

Promoção: CATC


14:30h Sala 63B

Reunião Aberta do Núcleo de Arte Digital

16:00h Sala 63B

Reunião da Comissao de Carnaval


14:30h CATC

8º Andar

SARAU LIVRE com espaço para “escambo” de obras e materiais de arte


18:30h Sala 54

Projeto “Arte na Escola”

Ana Cristina Biazus

Promoção:
Núcleo Arte educação

18:00h

Sala Ado Malagolli

Abertura da exposição Algumas impressões 8

Alunos de cadeiras de gravura

18:30h Sala 63B

Oficina de Caricaturas

Núcleo de Quadrinhos e Ilustrações

17:30h Sala 63B

Oficina:
Composição de painéis e murais

Prof. Michele Philomena

Promoção:
Núcleo de Painéis e Murais

7:30h Sala 54

Exibição e debate do filme

“Modiglianni”

Promoção:
Núcleo de Cinema


Novidades no site de Sala 73











Novas pinturas nos vídeos, trabalhos bacanas.

08/05/2007
Prêmio Açorianos de Artes Plásticas terá sua primeira edição dia 8

Vinte e seis artistas, três grupos de criação coletiva, cinco instituições, cinco pesquisadores, três curadores e três patrocinadores concorrem ao primeiro Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. A solenidade de premiação dos vencedores acontecerá no dia 8 de maio às 20h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), com apresentação dos atores Luis Tadeu Liesenfeld e Celina Nunes de Alcântara. O evento também terá como atrações intervenções artísticas Luz, Cor e Movimento, desenvolvidas pelas oficinas do Atelier Livre a partir de pesquisas de Mara Caruso nos anos 80; além de djs e cicloramas que exibirão as imagens do evento.

O troféu a ser oferecido aos artistas foi criado por Xico Stockinger, sendo que a categoria Artista - Destaque Especial do Ano é dotada também de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6.000,00. Os professores e artistas Cristina Balbão e Cláudio Martins Costa recebem homenagem especial pelo conjunto de suas contribuições às artes plásticas de Porto Alegre.

O júri de seleção do prêmio Açorianos de Artes Plásticas foi integrado pelos professores Círio Simon e Sandra Rey, os artistas plásticos Zorávia Bettiol e Carlos Carrion de Brito Velho e pelo professor e artista plástico José Francisco Alves de Almeida. Excepcionalmente nesta primeira edição, os profisionais e instituições concorrentes disponibilizaram portfolios com documentação (convites, catálogos e folhetos de apresentação, cartazes, fotos dos trabalhos expostos, das visitações, matérias publicadas em jornais, etc.) sobre as exposições ou eventos realizados ao longo do ano passado. A partir deste ano, o júri procederá normalmente, visitando individualmente os virtuais candidatos.


fonte: Secretaria Municipal de Cultura.


Veja a lista de indicados


Saraus (Ins) Pirados andam acontecendo no Instituto de Artes.

Aqui alguns registros do último que ocorreu no prédio do Teatro.
S.B.C.Bambas da Orgia
Fundada em 06/05/1940


A Direção do Instituto de Artes- UFRGS e a Presidência da Escola têm a honra de convidar V.Sª. para a cerimônia de comemoração dos 67 anos de Bambas da Orgia, a ser realizada na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes, no dia 07 de maio de 2007, a partir das 20h.


Pinacoteca Barão de Santo Ângelo- Instituto de Artes- UFRGS
Rua Senhor dos Passos Nº 284- 1º andar
Data:07/05/2007- A partir das 20h.