Arqueologia IÁtica

Fotografias de um Instituto de Artes desconhecido

Em comemoração aos 101 anos do Instituto de Artes da UFRGS, o Centro Acadêmico Tasso Corrêa reinaugura o espaço Ado Malagoli com a exposição fotográfica Arqueologia IÁtica, do artista plástico e aluno Jener Gomes. O espaço esteve fechado durante o ano de 2008, devido à reformas do prédio, reabrindo agora com uma exposição emblemática.

Segundo Jener, “...fiz uma arqueologia buscando descobrir recantos escondidos, coisas e lugares desconhecidos do Instituto de Artes (IA). [...] Com esta investigação, inicialmente pensei em mostrar lugares que não conhecemos, mas obtive mais do que isso, mais do que curiosidades e fotografias de caráter documental ou histórico: descobri também obras de arte que estão sem cuidados, e que as instalações estão em pior estado do que eu imaginava.”

Em algumas fotos podemos ver obras de Aldo Locatelli, Fernando Corona e João Fahrion, desconhecidas do público, inclusive de grande parte dos próprios alunos, professores e funcionários do Instituto de Artes. Jener produz fotografias artísticas, mas aqui muitas delas têm um caráter documental, de denúncia, expondo os diversos problemas físicos do espaço, e em diversas está o seu olhar curioso, mostrando o inusitado também, com imagens intrigantes.

A reabertura acontecerá no dia 22 de abril, às 18h, no saguão do prédio do Instituto de Artes. Será acompanhada por um sarau que contará com a participação de estudantes dos cursos de Música e Artes, e permanecerá em exposição até 15/05. Visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, até 15 de maio. O Instituto de Artes está localizado na Rua Senhor dos Passos, n° 248, no Centro de Porto Alegre.

Exposição fotográfica:

Arqueologia IÁtica

Fotografias de um Instituto de Artes desconhecido

Abertura: 22 de abril de 2009, quarta-feira, às 18h.

Visitação: de 22 de abril a 15 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 20h.

Local: Espaço Ado Malagoli, Instituto de Artes da UFRGS.

Rua Senhor dos Passos, 248 – térreo. Centro - Porto Alegre

Nenhum comentário: