A PLATÉIA
Domingo e Segunda-feira, 30 e 31 de Julho de 2006


Parceria entre Prefeitura e Instituto de Artes da UFRGS resgata história do município


A partir do dia 2 de agosto deste ano, a cidade de Livramento receberá uma delegação de estudantes e professores do Instituto de Artes da UFRGS, num projeto inédito desde sua concepção.

Fruto de um convênio entre o Centro Acadêmico Tasso Corrêa e a Prefeitura Municipal de Livramento,o maior objetivo dessa atividade é o de criar pontes de duas mãos entre o conhecimento deste centenário instituto e a comunidade local.

O projeto teve início em março, quando os Centros Acadêmicos do Instituto de Artes elaboraram a proposta que tanto foi apoiada pelo diretor da instituição quanto pelo prefeito de Livramento, Wainer Machado. Em abril, o chefe do Executivo municipal Parceria entre Prefeitura e Instituto de Artes da UFRGS resgata história do município assinou o convênio com o CATC (Centro Acadêmico Tasso Corrêa), no próprio Instituto de Artes, com a presença do Diretor Círio Simon e o Chefe do Departamento de Artes Visuais Rodrigo Nuñez.

Os integrantes do “Núcleo de Painéis e Murais” pintarão um painel mural de quase 70 metros, retratando em pinceladas fatos da história de Livramento, sem se preocupar em recriar a história oficial, e sim, trazer pela arte, elementos da memória tão tênue para a grande maioria da população santanense. Como comenta o presidente do CATC, Alejandro Ruiz, os cidadãos, especialmente os mais jovens, não conhecem praticamente nada do nosso passado. As atividades dos artistas terão início na próxima quarta-feira, com previsão de término para o sábado.

Os estudantes pesquisaram e ficaram maravilhados com a riqueza da história de Livramento, com a miríade de fatos que, como um mosaico, constituíram essa identidade tão especial dos santanenses.

Com muito trabalho para selecionar o que pintar e o que não pintar, criaram uma proposta de arte mural,que está extremamente preocupada em se transformar numa verdadeira narrativa visual, através deum olhar artístico, de como se constituiu a identidade local. A obra proposta constará com 20 painéis, que, de forma linear, retratarão fatos, situações e características da história santanense.

A professora de pintura Michele Philomena Bonenberger, que vai participar e assessorar a elaboração da obra, crê que além de promover esta construção histórica como uma fonte de defesa da pintura como expressão artística. Assim, um mural com a história de Sant’Ana do Livramento haverá de apaixonar tanto pelo seu conteúdo quanto pela sua forma, mais do que convencer, haverá de seduzir o olhar frente à história e à arte.

Alejandro Ruiz destaca que “o objetivo do projeto é exatamente fazer essa ponte entre a universidade e a sociedade que a sustenta. A arte contemporânea é de extrema importância, munida de um processo de reflexão sobre tudo o que acontece no mundo, sendo muito universalizada. E a arte que está na rua deve respeitar a identidade de um povo”. A idéia central é de que isso seja um ponto de partida para um processo
que transforme Livramento na capital gaúcha dos painéis.

O muro escolhido para ilustrar as obras é o dos fundos da Santa Casa, que fica frente à Rodoviária de Livramento. Além de sua estrutura, que parece ter sido pensada para tal fim, a sua localização é excepcional; ali, aonde as pessoas chegam e partem, onde descobrem a cidade ou de onde partem carregados de lembranças, o Painel Mural será uma obra de Arte que marcará a todos.

Nos dias em que estarão em Livramento, a delegação do IA, em parceria com a Prefeitura, oferecerá Oficinas nas mais diversas áreas das artes visuais e dramáticas, exposições de artes e espetáculos de teatro, além de uma sessão de filmes de artes com comentários e debates de professores da UFRGS. O primeiro da lista será “Pleasantville: uma vida em Preto e Branco”.

Para maiores informações entre em contato com Silvia Rosana, da Secretaria de Educação pelos fones 3242-3505 e 3242-4621.

Confira nestas páginas algumas das belas imagens que estarão estampadas até a próxima semana nos muros em frente à Rodoviária de Sant’Ana do Livramento.



link: http://www.aplateia.com.br/es21-25.ps.pdf

Nenhum comentário: