Sobre o “Assim Não Dá”

Para aqueles, entre professores e alunos, que batalham (ou não) pelo IA sem desistir: O “Assim Não Dá” deveria ser apenas como uma exibição do grotesco e do abandono. Deveria ser um retrato sem maquiagem desta instituição. O desgaste e o descuido do prédio e das instalações não são apenas responsabilidades apenas da direção e dos departamentos, a eles cabem administrar os parcos recursos para manter tudo funcionando em meio a uma vagarosa burocracia. Os alunos também são responsáveis pelo espaço que freqüentam por pelo menos quatro anos. A maioria é descuidada com boa parte dos móveis e com o espaço como se nele estivesse numa breve passagem. Muitos se isentam de refletir e propor melhorias ou de ajudar a manter o IA inteiro. Sequer ajudam a manter limpo, num comportamento pueril, como se esperassem a “mãe vir e limpar seu quarto”.
Ao propor o “Assim Não Dá” a maior preocupação era mostrar à reitoria e a comunidade da UFRGS como estamos por aqui. Podemos dizer que há duas coisas que pode ser dizer sobre esta iniciativa: não há item que diz que as fotos devem ser dos defeitos ou dos estragos, diz apenas “que se encontra numa situação nada agradável...”(no item 3) ; e que todos pudesse refletir sobre o espaço do IA. Uma reflexão positiva e com o olhar. Nada de comentários banais sobre as infiltrações e o lixo no chão. Nossos colegas precisam pensar e ter consciência de onde estão. Se por um lado temos um velho elevador que funcionam mal, do outro há aquele que risca sua porta numa atitude irresponsável.
Nem esperar que um outro prédio seja a salvação do IA nem ficar reclamando da situação, queremos que todos contribuam para melhorar esta tão prestigiada e tão malcuidada instituição.

Adreson ......................................................................................

Nenhum comentário: