ÚLTIMA SEMANA DE VERGER e OFICINA GRATUITA DE FOTOGRAFIA


O MARGS, a Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul encerram, no dia 1º de abril, o período de visitação da mostra O Brasil de Pierre Verger. A exposição sobre o trabalho do fotógrafo francês está em cartaz nas Pinacotecas, Salas Negras e Galeria Berta-Locatelli e pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. No penúltimo dia da mostra, sábado 31, às 14h30, o Núcleo de Extensão Cultural do Museu oferece uma oficina gratuita de fotografia para crianças de 7 a 14 anos. Informações e inscrições de segunda a sexta, das 13h às 18h, pelos fones (51) 3221-3545 e 3212-2281.


A mostra

O Brasil de Pierre Verger apresenta o acervo da fundação que leva o nome do artista. A exposição traz cerca de 250 fotografias que revelam o cotidiano brasileiro através dos olhos do fotógrafo e etnólogo francês, que desembarcou no país em agosto de 1946. Após sua chegada, Pierre Verger viveu no Brasil até sua morte, em 1996. Durante esse período, documentou por meio de fotografias em preto e branco a realidade, a diversidade cultural e os contrastes sociais do povo brasileiro. A faceta mais conhecida da obra de Verger são as fotos dedicadas a Salvador e aos cultos afro-brasileiros. Mas a exposição que ocupa todo o primeiro andar do MARGS traz também outros temas, explorados com paixão. O Brasil de Pierre Verger apresenta ao público cenas do circo, do carnaval, da Guerra de Canudos, de trabalhadores da lavoura e de vaqueiros, além de imagens de festas populares e do princípio da verticalização de São Paulo.



A oficina

A atividade tem como objetivo familiarizar as crianças com os princípios básicos da fotografia utilizando-se da construção de uma máquina fotográfica de papelão e de uma das técnicas mais simples de captura de imagens, o fotograma, que consiste em dispor objetos ou plantas sobre uma superfície sensível (papel fotográfico) e expor esse conjunto a uma fonte de luz. A oficina vai ocorrer ao ar livre, no Terraço do MARGS. Os alunos também serão conduzidos em uma visita mediada pela exposição O Brasil de Pierre Verger, onde serão abordadas informações técnicas e biográficas da obra do artista. A oficina será coordenada pelo artista plástico Sérgio Sakakibara, ex-presidente da Associação Gaúcha de Fotografia, e ministrada pela oficineira Ana Mendes - que já realizou atividades na Casa de Cultura Mário Quintana - e pela estudante Marília Bianchini, que atualmente cursa Artes Visuais com Ênfase em Fotografia.



___________________________________

Comunicação MARGS
Praça da Alfândega s/nº, Centro
Porto Alegre - RS - Brasil - Cep 90010-150
(51) 3225 7551 fax (51) 3221 2646
comunicacao.margs@terra.com.br
www.margs.org.br

Nenhum comentário: