Estudante de Desenho da UFRGS é premiada no Salão Jovem Artista na Capital

Nathalia Garcia, 22 anos, levou o prêmio principal por trabalho de pintura

Em sua 20ª edição, o Salão Jovem Artista premiou o trabalho de pintura da porto-alegrense Nathalia Garcia, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira no Espaço Vasco Prado da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Capital.

A jovem estudante da UFRGS estava entre os 40 finalistas do prêmio que em seu terceiro ano após tornar-se bienal recebeu mais de 400 inscrições. O páreo, ela própria admitiu, não foi dos mais fáceis.

— Esse prêmio é um estimulo enorme numa area de tão difícil afirmação — disse Nathalia, ao receber a distinção no valor de R$ 6 mil.

— O dinheiro vai me ajudar muito. Vou investir tudo num ateliê — completou a guria de 22 anos que já havia participado da Bienal B, em 2007, e que para o salão apresentou o díptico formado pelas telas Bebedouro e Gaiola Metabólica.

Além do prêmio principal, a cerimônia teve ainda o anúncio dos vencedores regionais — Nathalia e outros dois jovens artistas da Região Metropolitana da Capital, além de representantes de Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Passo Fundo, que levaram R$ 3 mil cada.

Em seu discurso, o presidente do Grupo RBS — um dos promotores do evento junto com o Banrisul e o governo do Estado — Nelson Sirotsky, salientou a importância e a história do salão:

— É um orgulho olhar para trás e ver que o prêmio já foi responsavel por lançar artistas muito talentosos. É por isso que ele vai continuar por muito tempo.

Todas as obras finalistas ficarão expostas até 11 de janeiro no Museu de Arte Contemporânea e na Galeria Xico Stockinger, no sexto andar da CCMQ (Andradas, 736). No total, poderão ser conferidos 25 trabalhos de jovens artistas da Região Metropolitana de Porto Alegre, cinco provenientes de Pelotas, três de Caxias do Sul, dois de Passo Fundo e outros cinco de Santa Maria.

Com exceção dos selecionados na Capital, os trabalhos haviam sido expostos em suas regiões durante as etapas preliminares.

ZERO HORA

--
Notícia gentilmente enviada pela Regina Martins de Castro

Nenhum comentário: