Reunião do Núcleo arte educação nesta segunda-feira, dia 01/06



Oi pessoas arte-educadoras (com hífen, sem hífen, junto, separado, invertido, seja lá qual for a discussão do momento)
Estamos muito afastados faz tempo, sei, muitas coisas para fazer e coisa e tal. Pois é, também estou nessa situação.
Acontece que se não tivermos atitudes de proposição, seja através de elaboração de projetos, informações úteis ou discussões intermináveis sobre a situação do ensino atual, será sempre a mesma coisa alguém nos oferece uma proposta minguada e temos que aceitar, afinal precisamos sobreviver.. . e cada vez com menos dignidade, sem podermos muitas vezes colocar na prática o básico, apesar do "glamour" que paira sobre a nossa profissão.
Profissão, isso mesmo. Diferente do povo do bacharelado que está se reunindo para isso agora, temos um registro, o que não garante a preservação dos nossos direitos e do nosso espaço na educação/sociedade atual.
Como todos sabemos, segundo a prática vigente, qualquer um pode dar aula de artes. A prefeitura de Gravataí há muito já utiliza essa proposta de eixos. Educação Artística se encontra dentro da área temática de "corpo e expressão", de forma que cada vez aumenta mais a quantidade de professores de Educação Física que ministram as aulas de artes.
Economia!
É a ordem do momento. Nessa mesma trilha vão o governo federal e o estadual, enxugando o quadro de professores.
Antes de qualquer coisa deixo bem claro que NÃO POSSUO VÍNCULOS COM NENHUM PARTIDO POLÍTICO.
Isso são fatos. Depois da enturmação (juntar turmas com poucos alunos numa imensa turma, em geral), das turmas multisseriadas (professores dando aulas para turmas de séries diferentes no mesmo horário e espaço - p.e. uma 5ª e uma 8ª!), o fechamento das escolas itinerantes do MST, o fechamento de cerca de 200 escolas pelo interior do estado ( o véio Brizola deve estar se revirando no túmulo), alunos em contêiners, agora os professores farão concurso por área, entre outras propostas indecentes.
Muitos vão dizer: "ah, mas as Artes não serão prejudicadas. ..o concurso continuará sendo específico"
Alôou, cai na real. Já não existe concurso para a área há anos! O último concurso para a área caducou sem que o 2° lugar fosse chamado. Então quem está ministrando as aulas de artes? Qualquer um: professores de outras disciplinas realizando extensão de carga horária, contratos emergenciais - que aceita alunos a partir de que semestre mesmo? - e bacharéis.
Não vamos nos iludir, a manutenção do concurso específico para a área não é para nos beneficiar, é pq não temos formação para dar aulas de português e línguas ou Educ. Física. que são as outras componentes do nosso eixo. Logo, provavelmente serão os professores destas outras disciplinas a assumirem a nossa área.
Estudamos tanto pra quê?!!
Professores, Artistas, que seja, chega de sermos tão "desimportantes" !
Omissão e inércia também são atitudes políticas: de conivência, de aceitação.
Não quero dar aulas no estado, ainda mais com o plano de carreira apavorante que o governo implantará se ficarmos parados feito água de poço, mas isso não quer dizer que eu não considere um espaço importante a ser preservado e qualificado. Acho que temos que batalhar para que o ensino de artes seja valorizado, independente de ser ou não candidatos à vaga.
Bom, vamos às propostas/ pauta da reunião:
  • breve relato das modificações propostas pelo gov. do estado;
  • distribuir as responsabilidades para ações concretas - se não gostamos de bater panelas ou pintar a cara, existem outras formas - são as propostas tiradas na palestra: 1) lotar as caixas de e-mails de deputados com um texto que iremos elaborar em nome da nossa licenciatura e do CATC; 2)entrar em contato com a COORLICEN (Coordenação das Licenciaturas) e solicitar um posicionamento; 3) contatar os outros diretórios acadêmicos para realizarmos um movimento maior; 4)contatar o conselho e unidade da FACED e solicitar um posicionamento.

Aguardamos todos os interessados, no bar do IA nesta 2ª às 18:30, inclusive colegas já formados que tenham interesse em contribuir. Se puderem encaminhem esta mensagem a outros colegas ou alunos que possam ter interesse.
Quem estiver interessado mas não poderá comparecer, favor se manifestar.
Abraços a todos.
Anelise Camargo Garcia

Nenhum comentário: