■ ‘Ensino da arte: memória e história’ lança um olhar sobre o ensino de arte no Brasil entre os anos 1930 e 1948
■ ‘Interterritorialidade’ propõe diálogos culturais pela busca de novos contextos para a sociedade
Os títulos estarão disponíveis para a venda no local com preço promocional.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail scultura@santander.com.br e as vagas são limitadas.
Data: 22 de maio
Hora: 16h às 18h30, conferências seguidas por brinde e sessão de autógrafos até às 19h30
Local: Átrio do Santander Cultural, entrada pela Siqueira Campos, 1125
Inscrições gratuitas: scultura@santander.com.br
Sobre os livros
Interterritorialidade: mídias, contextos e educação
São Paulo: SENAC SP, Edições SESC SP, 2008, BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian
O livro é resultado do projeto Interterritorialidade que reuniu no SESC, em São Paulo, artistas, educadores, criadores, produtores, críticos e público para discutir a questão da relação entre a arte, educação, os meios tecnológicos, contextos socioculturais e suas fronteiras contemporâneas. As organizadoras reuniram representantes do Brasil, Canadá e Espanha com trabalhos de videoarte, audiovisual, arte-educação, música, performance, arte tecnológica, dança, intervenção urbana e arte pública expandida, psicanálise, documentário e antropologia para compor esse panorama de trânsito de conceitos e saberes, hibridizações e interconexões culturais que definem os novos contextos/territórios da sociedade contemporânea.
Ensino da arte: memória e história
São Paulo: Perspectiva, 2008, BARBOSA, Ana Mae
Num percurso que vinha do aprofundamento de pesquisa universitária referente à década de 1990, no seguimento de debates que tensionavam modernismo e pós-modernismo em arte/educação, Ana Mae Barbosa percebeu a inexistência de trabalhos sobre o intervalo 1930-1948 e elencou uma série de estudos para lançar luzes sobre esse período de construção de ideais e metodologias modernistas. Obra de referência histórica, teórica e política para a compreensão dessa trajetória peculiar, o livro resulta de um engajamento antigo e visa preencher tal lacuna.
Sobre as organizadoras
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa: arte-educadora brasileira, primeira doutora da área no Brasil, foi presidente da Insea, Associação Internacional de Educação pela Arte e implantou os primeros cursos de mestrado e doutorado em arte-educação no Brasil (USP). Possui mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978).
Ivone Mendes Richter: professora-pesquisadora que desenvolve um trabalho de referência no País na área da interculturalidade. Possui Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) , Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFSM (1974), mestrado em Master In Art Education pela Concordia University (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) .
Lilian do Amaral Nunes: artista, desenvolve trabalho com arte públilca em várias cidades brasileiras, área em que também desempenha a função de curadora. Graduada em Licenciatura em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1986). Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutoranda em Artes pela ECA/USP.
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