Santander Cultural lança livros e realiza debate sobre ensino da arte e os novos territórios da sociedade contemporânea


■ ‘Ensino da arte: memória e história’ lança um olhar sobre o ensino de arte no Brasil entre os anos 1930 e 1948


■ ‘Interterritorialidade’ propõe diálogos culturais pela busca de novos contextos para a sociedade



Porto Alegre, 14 de maio – O Santander Cultural realiza no dia 22 de maio, a partir das 16h, o lançamento dos livros Interterritorialidade – mídias, contextos e educação (Editora Senac São Paulo/Edições Sesc SP), organizado pela arte-educadora Ana Mae Barbosa e pela artista e pesquisadora, Lílian do Amaral, e Ensino da arte: memória e história (Perspectiva), também com organização de Ana Mae. Ivone Richter, que tem artigos publicados nos dois livros, e é uma pesquisadora de referência na área da ‘interculturalidade’, participa do encontro e media um bate-papo com o público. As temáticas abordadas fazem a ligação entre o momento de gênese da arte/educação no País, sua expansão pelo campo da cultura e conexão com outras áreas diante dos novos tempos.


Os títulos estarão disponíveis para a venda no local com preço promocional.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail scultura@santander.com.br e as vagas são limitadas.




Data: 22 de maio
Hora: 16h às 18h30, conferências seguidas por brinde e sessão de autógrafos até às 19h30
Local: Átrio do Santander Cultural, entrada pela Siqueira Campos, 1125
Inscrições gratuitas: scultura@santander.com.br



Sobre os livros

Interterritorialidade: mídias, contextos e educação

São Paulo: SENAC SP, Edições SESC SP, 2008, BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian

O livro é resultado do projeto Interterritorialidade que reuniu no SESC, em São Paulo, artistas, educadores, criadores, produtores, críticos e público para discutir a questão da relação entre a arte, educação, os meios tecnológicos, contextos socioculturais e suas fronteiras contemporâneas. As organizadoras reuniram representantes do Brasil, Canadá e Espanha com trabalhos de videoarte, audiovisual, arte-educação, música, performance, arte tecnológica, dança, intervenção urbana e arte pública expandida, psicanálise, documentário e antropologia para compor esse panorama de trânsito de conceitos e saberes, hibridizações e interconexões culturais que definem os novos contextos/territórios da sociedade contemporânea.



Ensino da arte: memória e história

São Paulo: Perspectiva, 2008, BARBOSA, Ana Mae

Num percurso que vinha do aprofundamento de pesquisa universitária referente à década de 1990, no seguimento de debates que tensionavam modernismo e pós-modernismo em arte/educação, Ana Mae Barbosa percebeu a inexistência de trabalhos sobre o intervalo 1930-1948 e elencou uma série de estudos para lançar luzes sobre esse período de construção de ideais e metodologias modernistas. Obra de referência histórica, teórica e política para a compreensão dessa trajetória peculiar, o livro resulta de um engajamento antigo e visa preencher tal lacuna.



Sobre as organizadoras

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa: arte-educadora brasileira, primeira doutora da área no Brasil, foi presidente da Insea, Associação Internacional de Educação pela Arte e implantou os primeros cursos de mestrado e doutorado em arte-educação no Brasil (USP). Possui mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978).

Ivone Mendes Richter: professora-pesquisadora que desenvolve um trabalho de referência no País na área da interculturalidade. Possui Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) , Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFSM (1974), mestrado em Master In Art Education pela Concordia University (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) .

Lilian do Amaral Nunes: artista, desenvolve trabalho com arte públilca em várias cidades brasileiras, área em que também desempenha a função de curadora. Graduada em Licenciatura em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1986). Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutoranda em Artes pela ECA/USP.

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