Exposições da semana
A exposição dos vencedores da primeira edição do Prêmio CNI/Sesi Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas será inaugurada hoje, às 18h30min, na Usina do Gasômetro (avenida João Goulart, 551), juntamente com o lançamento da segunda edição do prêmio.

A mostra apresenta obras dos artistas plásticos Lucia Koch (Porto Alegre), Marilá Dardot (Belo Horizonte), Paula Trope (Rio de Janeiro), Renata Lucas (Ribeirão Preto) e Thiago Rocha Pitta (Tiradentes). Eles foram os premiados entre os 927 inscritos e os 30 selecionados. Visitação, até 21 de maio, de terças a domingos, das 9h às 21h. A exposição já circulou por Brasília; São Paulo; Rio de Janeiro e, agora, chega a Porto Alegre. Depois de Porto Alegre, será apresentada em Belém (Pará) e Recife (Pernambuco).

A segunda edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, com lançamento nesta segunda, estará com inscrições abertas até 15 de julho deste ano. A divulgação dos premiados da segunda edição será realizada em 30 de agosto no Recife. Informações e inscrições através do site www.sesi.org.br ou pelo e-mail premioartesplasticas@sesi.org.br. Patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Prêmio Bienal, lançado em abril de 2004, concede bolsas de trabalho no valor de R$ 150 mil (R$ 30 mil para cada um dos cinco premiados). O prêmio proporciona também o acompanhamento do artista por um crítico ou curador durante o primeiro ano de trabalho. No segundo ano, os finalistas do projeto participam de uma mostra itinerante de sua produção que, nesta edição, percorrerá seis capitais do país.

Além disso, a produção dos artistas é registrada em um catálogo bilíngüe retrospectivo de suas carreiras que acompanha as mostras. Ao final das seis etapas, um segundo catálogo será lançado, com o registro e documentação de toda a itinerância nacional. No final das exposições cada artista doará uma obra para um museu público. 'Trata-se, portanto, de uma iniciativa de vanguarda, pois apóia o artista não apenas na produção de seu trabalho, mas também em seu acompanhamento crítico e na divulgação e documentação de sua obra, além de buscar o fortalecimento dos acervos públicos do Brasil', diz Celso Fioravante, consultor técnico do prêmio.

***************************************************************************
Amanhã, 18/4 terça-feira às 20h abre no Museu do Trabalho, Andradas 230
a exposição do colega do IA James Zortéa, intitulada Fisuras do Desenho.
visitação de terça a domingo das 13:30 às 18:30


***************************************************************************
Nesta semana, (acho que é na quinta feira dia 20, confirmar) abre exposição de trabalhos de 4 colegas do IA no terceiro andar da Casa de Cultura Mario Quintana, Galeria Augusto Meyer.

abrem ainda, exposições dos colegas
Maria Sol no Consulado da Argentina na Bordini (nesta terça, dia 18)
e de Adalberto Porto Alegre no dia 27,
cianotipias
na Fotogaleria Virgilio Calegari na CCMQ

***************************************************************************

Nenhum comentário: