Contra informação 003 - 08/12/06

E aí, camaradas, tudo tranqüilo?
Bom, este final de semestre andamos meio que nos desencontrando, afinal, depois desse agitado ano com certeza, temos que apertar os cintos para poder finalizar as cadeiras....
Ontem aconteceu mais uma reunião da Direção do CATC, estavam nela Paulo, Gabriel, Tathiane, Dilma, Juan e eu, e era necessário discutir e tomar algumas decisões, com aquele nosso critério de “quem está decide”.Tivemos alguns pontos de discussão, que constam na ata, e que foram bastante esclarecedores. Vai um resumo dos mesmos.

Fofocas, críticas e internet
O primeiro foi sobre uma carta da colega Kamila Ávila(assinada também pelos colegas Sartori e Pablo) deixada na porta do CATC. Na mesma, em resumo, estes colegas manifestam seu descontentamento com o CATC, solicitam que “qualquer dúvida” devem ser eles procurados para esclarecê-las e afirmam que decidiram deixar essa correspondência por que “não acharam ninguém do CATC as 10h da manhã” no CATC...
É claro que têm coisas nem merecem respostas pela cretinice, mas a reunião foi esclarecedora para saber os porque das questões.
Eu mesmo não sabia de quase nada do que estava acontecendo, mas me preocupou esse canal de discussões criado no orkut, pela sua inconsistência ética e pela gravidade dos fatos. Segundo relatos do Gabriel, ele e o Guto pesquisaram e descobriram que existia gente que tinha criado “profile”(acho que se escreve assim) falsos do Paulo, do Guto e de mais não sei quem, que tinham sido utilizados esses perfis falsos para debater o CATC, e inclusive para questionar e atacar pessoas do CATC e inclusive colegas do DAV.
Devo afirmar que me deixou abestalhado a situação, por que para quem mexe com a Internet foi fácil descobrir quem eram os autores dos falsos “profiles”. E então deu no que deu(um monte de debates, ataques e chiliques).
Bom, nós, o CATC, não discutimos o CATC pela Internet. Não somos uma “democracia digital” nem fazemos parte de um “carnaval” onde as pessoas se mascaram ou disfarçam para poder discutir. Não precisamos de um computador para falar: o fazemos nas centenas de reuniões que acontecem no CATC e no prédio todo....
A decisão sobre este assunto foi declará-lo por encerrado, não responder via eletrônica para ninguém e nem fazer uma reunião específica sobre este tipo de assuntos: afinal que quiser discutir suas divergências com o CATC, que procure qualquer uma de nossas reuniões e participe dela.
Ao mesmo tempo, foi decidido fazer um CATC informa via eletrônica na semana que vem, e enviá-lo a todas as comunidades do IA. Afinal, muito fizemos este ano para encerrar o mesmo sob a tempestade de críticas inverídicas.

Quem é o CATC?
Sobre a questão das pessoas “não saber quem é o CATC”, decidimos fazer um cartaz e colocar no porta do CATC com o nome e foto das pessoas que tem a chave, bem como com a lista de todos aqueles que integramos a coordenação do CATC...
Para muitas pessoas “da velha guarda” do IA, o CATC é seu presidente, vice e blá-blá-blá.
Para nós, não é assim.
O CATC são todas as 24 pessoas que integram a Chapa 1, que ganhamos as eleições sem ninguém ter tido a capacidade de fazer oposição.
O CATC são todos os colegas que integram os núcleos que criamos nesse ano e meio de trabalho.
O CATC são todos aqueles que, de uma forma ou outra, participaram em algumas das centenas de reuniões que fizemos neste ano.
O CATC são todos aqueles que participaram da Avaliação Institucional, com suas plenárias e reuniões.
O CATC são todos aqueles que participaram das festas, atividades e eventos.E não somos poucos.
E quem reconhece o CATC? Nossa gestão é reconhecida pela Direção do IA, tanto do Professor Círio quanto do Professor Alfredo, o CATC é reconhecido pela maioria dos professores, o CATC é reconhecido pelo DCE; o CATC é reconhecido pela maioria total (93%) dos estudantes que votaram nas eleições.
Então, na realidade, quem “não reconhece” o CATC ou soma “críticas” a nossa gestão é uma minoria insignificante, sem nenhuma legitimidade. Se quiserem ser “oposição”, podem concorrer nas próximas eleições, em outubro de 2007. Se mudarem suas posições, o CATC está sempre de portas abertas a todos os estudantes.

Que críticas estes estudantes fazem?
Segundo nos consta, as críticas principais são:
a) Não foi realizada ainda a prestação de contas do CATC e ninguém sabe para onde vai o dinheiro das festas, assim como as festas só servem para gerar bebedeiras e vômitos....
b) não existe um “plantão do CATC”, que permita o livre uso do computador do CATC;
c) não cuidamos do patrimônio, já que não repomos o espelho que foi quebrado;
d) Não colocamos ainda as cortinas no CATC...
Sobre este assuntos, em quantas andam nossas gestões:
a) Os desinformados não sabem que fizemos a prestação de contas antes das eleições e que a mesma ficou a disposição de quem quisesse aferi-la durante o processo eleitoral, na mesa de votação. Aliás, prestação de contas com balancete, nota a nota, todo como manda o Estatuto e a legislação vigente. Até final de ano faremos o relatório anual, que será encaminhado ao Conselho da Unidade do IA, que é a instância que o aprova e publica no seu site. Sobre o lucro das festas: o objetivo do CATC não é gerar verbas. As festas tem como principal objetivo a confraternização e o lazer de nossos colegas, que lotam as festas, a baixo custo de ingresso e de bebidas.
b) não temos bolsista nem obrigação de ter plantão no CATC, e sempre que qualquer pessoa nos pede a chave para todos aqueles que a temos, sempre liberamos o equipamento. Aliás, os colegas que nos criticam vivem enfurnados na sala de info, na 71, com livre acesso a maravilhosa sala, que nem sempre está acessível a todos... e que tem mais de que um computador....
c) cuidamos e muito do patrimônio. Afinal, fomos nós que reformamos, pintamos, lixamos e iluminamos o CATC em julho de ano passado, bem como batalhamos para conseguir os equipamentos que ali estão. Sobre o espelho, ele não foi reposto por que estamos discutindo coma direção do IA a reforma do CATC(junto com a de todo o 8º andar) e de nada adianta apenas colocar um espelho...
d) sobre as cortinas do CATC, recebemos uma doação de cortinas velhas do IA, que foram lavadas de graça pelo colega Miguel do DAV, e estão sendo reformadas de graça pela colega Tathi. Não temos como cobrar prazos de quem faz as coisas de graça...



Qual é o objetivo destas críticas?

O objetivo com certeza é desmerecer o CATC, que é um CATC diferente de todo o que já tivemos no IA. Não podendo “bater de frente”, procuram nos desgastar.
No fundo, querem afirmar que não fizemos nada em 2006...
E que fique claro: fizemos muito:
Iniciamos o ano com um evento no ICBS(em março)
Depois no envolvemos com a primeira ação de extensão do CATC, em Livramento.
Participamos de todas as reuniões do CEB do DCE
Participamos de todas as reuniões do Conselho da Unidade.
No segundo semestre, participamos ativamente na Avaliação da Unidade.
Participamos de forma decisória na eleição apara Diretor, indicando e elegendo o professor Alfredo.
Realizamos uma excelente Semana Acadêmica.
Realizamos as eleições do CATC.
Participamos e elegemos a Chapa 1, no DCE.
Fizemos, no mínimo, três reuniões semanais...
Então, podemos afirmar, como Dom Quixote:
“....Os cães latem quando a caravana passa...”

Sobre os outros pontos discutidos na reunião, um breve relato:

  • Professores, novo currículo e próximo semestre

As aulas iniciam em 05 de março, já com o novo currículo e com o ingresso de 88 alunos novos.
Isso vai complicar bastante, vão faltar salas e professores. Ou melhor dito: os atuais professores vão ter que trabalhar mais em sala de aula, mesmo tendo 12 substitutos (a música tem um...) e vão ter que oferecer turmas á noite....
É bom estar todo mundo ligado nas suas cadeiras obrigatórias, caso elas não sejam oferecidas temos que nos mobilizar e garantir nosso currículo.
Sobre o professor Miotto, fomos informados que a reunião do Departamento de dia 06 de novembro avaliou a correspondência enviada em agosto pelo CATC, considerou muito graves as denuncias e decidiu que avaliaria a manutenção do contrato do mesmo a partir da avaliação discente: então, pessoal, façam as avaliações discentes.
Sobre o fato ocorrido na segunda feira passada em sala de aula(ou na sacada) de que alunos forma pegos bebendo e cuspindo, a avaliação da reunião do Departamento foi muito dura, e a posição da maioria dos professores era a de penalizar tanto o Professor responsável pela sala quanto os alunos(inclusive os que não participaram mas se abstiveram de posicionamento)
Vamos prestar atenção nisto: que cala consente, e isso pode resultar em mais problemas. Ou seja, não adianta apenas não participar dos rolos: se omitir e consentir. Ainda não sabemos no que vai dar este último fato, mas ao que todo indica, não vai terminar muito bem...

  • Núcleos
A idéia principal é que os núcleos consigam consolidar um planejamento para 2007 e façam um relatório de 2006, com esse documentos em mão vamos na semana que vem consolidar a questão da Extensão.
Também é bom que cada núcleo faça um projeto para os 100 anos do IA., bem como nos encaminha sua proposta de trabalho nas férias (se vai salas, que dias e horários)



  • Projetos

Por um lado, estamos recebendo alguns pedidos de projetos para atividades fora do IA, e temos que ver se as pessoas interessadas nos encaminham respostas. Aviso aos navegantes: a maioria das vezes, os pedidos são de ontem para hoje, o que agente está fazendo é encaminhando diretamente para quem a gente já conhece o trabalho.
Neste final de semana vão rolar umas oficinas em Livramento de trabalho em 3d.
Há outras propostas, tais como:
Oficinas para Juventude (Livramento)
Oficinas para carnaval (Livramento)
Oficinas para professores(região metropolitana)
Por outro lado, as inscrições para a Bienal da Une foram prorrogadas até 22 de dezembro, e as inscrições para a Câmara de Vereadores até 29 de dezembro.

  • Festas
Quinta feira, dia 14 de dezembro, vai rolar a festa de aniversário da Professora Michele, no Bar Azimut. Até as 24h, os caras pagam R$ 5,00 e elas estão isentas...
A idéia é fazer no sábado ou na quinta uma lingüiça no pão, salada vitaminada para os naturebas e cerveja Norteña a R$ 2,00. Vamos ver quem pode, e a gente combina melhor.

E era isso, por agora.
A gente se fala na semana que vem
Alejandro Ruíz

Nenhum comentário: