Discurso de Posse de Alfredo Nicolaiewsky
Diretor do Instituto de Artes da UFRGS

Magnífico Reitor
Sr. Vice-Reitor
Srs. Pró-reitores
Srs. Diretores
Prof. Círio Simon, meu antecessor no cargo
Prof. Ester Beyer que será minha vice, o que muito me alegra
Colegas (e ai incluo professores e funcionários, afinal todos trabalhamos juntos pelo Instituto de Artes)
Alunos
Amigos e parentes
Pai e mãe
Bom dia a todos e obrigado pela presença neste momento.

Estou aqui assumindo o cargo de Diretor do Instituto de Artes, porque assim os professores, funcionários e alunos o desejaram, e espero poder corresponder as expectativas que estão depositando em mim.

A responsabilidade é grande.
Aqui nesta sala temos representados alguns colegas que nos antecederam: o Oscar Boeira, o Ângelo Guido, o Benito Castaneda que entre outros estão nestas paredes nos observando. São nossos colegas do Instituto de Artes, assim como Armando Albuquerque, Alziro Azevedo, Libindo Ferraz, Beethoven, Bruno Kiefer, Gerd Bornheim, Iberê Camargo, Shakespeare, Botticelli, Carlos Carvalho, Caio Fernando Abreu, Alice Soares e tantos outros que lá estiveram, pessoalmente ou não, e que continuam fazendo parte de nosso dia a dia.

E mesmo tendo este imenso e respeitavel grupo como colegas, ainda hoje, nós artistas somos vistos por muitos com um certo descrédito.
Aos meus alunos (sempre dei aulas de desenho, desde que entrei no Instituto de Artes) os parabenizo por terem tido coragem de vir para nosso curso. Afinal, boa parte deles teve de ir contra os desejos de seus familiares, que não sonharam isto para seus filhos. Com certeza seus pais prefeririam que fossem médicos, engenheiros, advogados. Qualquer profissão, menos artistas. E aí tanto faz se for pintor, músico ou ator.

Talvez alguém neste momento, espere que eu fale sobre a importância da arte.
Mas, se eu tivesse que justificar a importância da arte, em um discurso, então seria porque a arte não tem valor. Mas não é o caso agora, pois a nossa comunidade sabe do valor da Arte, porque convive com ela nos museus e galerias, teatros e salas de concertos, onde brilham nossos artistas, em sua maioria professores, alunos e egressos do nosso Instituto de Artes.

Em vista disso, muitos consideram o Instituto de Artes como a vitrine da nossa Universidade.
Mesmo se considerarmos a pequena importância dada a Cultura por nossos governantes e o pouco espaço que ela tem em nossa imprensa, bastará abrir os jornais, quase que diariamente, para vermos nossos professores e alunos sendo citados por suas atividades profissionais. Se colocarmos nesta listagem nossos ex-alunos e ex-professores então se poderá perceber a importância de nossa instituição. Sem dúvida, somos a parte mais visível da UFRGS. Dizendo isto, não quero dizer que somos mais importantes que os outros institutos. Mas sim, que faz parte de nossa natureza compartilharmos o que produzimos com a comunidade, de maneira ampla e direta.

Mas as pessoas que usufruem nossas produções, por sorte não conhecem os bastidores, o lugar onde promovemos o conhecimento, a beleza, o ensino e o surgimento de novos artistas. Porque nos bastidores temos muitos problemas, e contamos com o apoio de nosso Reitor, nosso Vice-Reitor e de nossos Pró-Reitores para resolve-los.
Em parte são problemas sanáveis com consertos e reformas e que lentamente estão sendo encaminhadas: o teatro, nosso auditório Tasso Correa, o telhado do prédio, os morcegos, as pombas e seus piolhos, os cupins que estão se alimentando com um valiosíssimo piano. E são questões urgentes, pois há um patrimônio precioso em risco.
E além disso temos o problema da falta de espaço físico, e não temos como nos expandir:
Temos uma Biblioteca, totalmente sufocada.
Temos uma coleção preciosa de obras de arte sem condições adequadas de guarda e ampliação.
Faltam espaços nos ateliês. Etc, etc...

Mas tenho a certeza que receberei o apoio desta Reitoria para que estes problemas, nestes meus quatro anos de mandato, sejam resolvidos, ou pelo menos minimizados.

Mas espero, sinceramente, que dirigir o Instituto de Artes não seja apenas tratar de problemas, a parte vegetal de descascar abacaxis e resolver pepinos, mas que tenhamos fatos a comemorar.
E temos.
No próximo ano terão inicio as atividades do PPG das Artes Cênicas. O PPG da Música já é há diversas avaliações o melhor do país. O PPG das Artes Visuais, apesar de mais recente também.
A graduação em Artes Visuais terá uma total reformulação de sua estrutura, para melhor adequá-la aos tempos atuais.
No departamento de Música terão inicio as atividades do Projeto Pró Licenciatura utilizando a Educação a Distância.
E no dia 22 de abril de 2008, estaremos comemorando o nosso centenário. E como diz um amigo, já que dificilmente eu vou poder comemorar o meu centenário, vamos aproveitar e festejar o do Instituto de Artes. E para ser festejado a altura, será fundamental o engajamento de todos: alunos, funcionários, professores, da Reitoria, ex-alunos, artistas, enfim de toda a comunidade. Pois é importante lembrar que o Instituto foi criado e mantido no seu início pela sociedade porto-alegrense.
Que a vontade e os esforços que moveram estes pioneiros há 98 anos atrás para a criação desta instituição não tenham morrido. E que possamos continuar nossa tarefa, com uma realidade material a altura dos sonhos daqueles pioneiros que, juntamente com químicos e farmacêuticos, juristas, engenheiros e médicos iniciaram a jornada desta Universidade no início do século XX.

Ao mesmo tempo, temos a convicção que neste novo milênio, a arte e os artistas continuarão atuantes nas transformações da sociedade, embasados na tradição e propondo o novo.

Nenhum comentário: