Exposição retrata os 35 anos da CEU
24/8/2006

Em comemoração aos 35 anos da Casa do Estudante Universitário (CEU), a Secretaria de Assuntos Estudantis e os moradores da casa prepararam a exposição “Imagens de Muitas Histórias: 35 anos da CEU”. A mostra reúne 28 fotos de Ricardo Andrade, Vanessa Borsato e outros autores que retratam a trajetória da maior moradia estudantil da universidade. A exposição, que ocorre no RU Centro (Av. João Pessoa, 41), permanece até o dia 15 de novembro, com horário de funcionamento das 11h às 13h15min e das 17h30min às 19h15min. Outras informações através do telefone 3316.4206.
Seminário Aberto: Arte no Espaço Urbano
Coordenado pela prof. Blanca Brites / PPGAV-IA/UFRGS


Palestrante:
Juan Luis Toboso


Arte e esfera pública: práticas antagonistas e táticas de ação no âmbito urbano.



Data:
29/08
Hora: 10h
Local: Instituto de Artes/UFRGS - sala 63G (Rua Senhor dos Passos, 248)


Juan Luis Toboso
É doutorando da Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, e encontra-se atualmente em Porto Alegre desenvolvendo sua pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, dentro do programa de cooperação inter-universitá
ria Brasil-Espanha.
Sua pesquisa com o espaço urbano vincula-se as linhas de produção artística relacionadas com o novo conceito de arte pública direcionada ao questionamento do espaço habitacional da cidade e a criação de um pensamento crítico.

www.expo.fot.br

Participe desta exposição!

Mostre sua foto na galeria on-line e em exposições em diversas
cidades, baixe todas as fotos, imprima no formato 10x15cm e monte sua
exposição com as fotos desta galeria.

Usuários cadastrados podem:
-Enviar fotos para a galeria, uma foto por tema
-Baixar as fotos, imprimir e montar uma exposição
-Enviar fotos da exposição montada

Cadastre seu nome com maiusculas, minusculas, e acentos, no formato
que vai aparecer na legenda de identificação.

Envie uma imagem com:
-1600 pixels na dimensão maior
-tamanho sugerido 1600x1200 pixels
-até 400K de tamanho de arquivo
-formato JPG (compactação 8)

O primeiro tema é: AUTO-RETRATO

Dentro de algumas semanas as imagens
poderão ser baixadas por pessoas cadastradas.
Grato pela atenção, aguardamos suas fotos!

japa
obs. este é meu projeto de graduação

Oi pessoal!

Aqui estão os itens citados na reunião do dia 16/08, quarta passada, onde discutimos aspectos da próxima viagem a Livramento.
A data ainda não foi definida, mas serão quatro dias de trabalho. Desta vez, teremos que nos organizar para aproveitar o máximo possível, e então foi decidido que a coordenação estará responsável pelo seguinte:
- Distribuir o material para todos e cada um deverá levar seus próprios potes e pincéis com nome;
- Decidir quem irá ajudar quem, principalmente perto da conclusão dos painéis;
Sobre os painéis, a maioria se deparou com algumas dificuldades, seja com o desenho, pintura, ou até mesmo na hora de passar para o muro. Conversamos durante a reunião sobre cada mural e trocamos idéias sobre melhoramentos. Quem quiser alterar para aperfeiçoar seu mural, não tem problema, mas é necessário fazer projeto em A3 como antes, de preferência para a nossa próxima reunião, quarta-feira, dia 23/08 às 17h30min.
Alguns acharam o horário de quarta passada muito cedo, então vamos alternar, entre 14h e 17h30min, um horário para cada semana.
Teremos espaço para expor novamente, então quem quiser trazer telas ou qualquer outro trabalho, pode, só não esquecer de comunicar o Valdir, que irá montar as exposições.
Qualquer dúvida entrem em contato com a coordenação.
Abraços,
Manu, Sarah, Tathi e Roberta
*********************************************************
*********************************************************
*********************************************************

Pensando na sugestão do Adreson, resolvi escrever sobre nossa experiência em Sant’Ana.

O desafio de algo novo nos impulsiona a seguir em sua direção e superá-lo; assim é com todos os desafios, porém às vezes não os aceitamos ou simplesmente não os vemos. Pintar em grande escala não é para qualquer um, muitos ou a maioria de nós nunca havíamos experimentado. Pessoalmente, considero uma conquista. Exige alguma técnica e boa percepção para descobrir o que acontece com aquelas imagens que criamos em uma folha A4 ou mesmo em um rabisco de caderno. De repente a coisa vai se agigantando... aqueles sinaizinhos que surgiram quase intuitivamente de um gesto com o lápis se transformam em equações que precisam ser resolvidas para ficarem esteticamente aceitáveis; aí bate aquela insegurança: “pensei que eu soubesse desenhar!”, “e agora?”, “o que faço com isso?”, “isso vai parecer ...o que?”, “como é que antes estava tão bonitinho?” e mais um monte de “perguntas que não querem calar” do tipo “será que tenho competência pra isso?”. Quem teve pelo menos por uma fração de segundo algum pensamento desse tipo - e acredito que muitos, senão todos – deve ter sentido uma coisa muito boa ao iniciar o trabalho em Livramento e que baniu do pensamento qualquer fantasma, essa coisa foi o trabalho em equipe; estar lado a lado com um colega na mesma situação, sentir-se parte de um todo atuante, olhar para os lados e ver-se rodeado de pessoas amigas, um pessoal com quem se tem afinidades e nos é familiar no cotidiano da vida acadêmica. Pessoas com as quais formamos um grupo mais que de trabalho, de coleguismo e amizade. Isso faz toda a diferença!

O desafio se torna conjunto e dividimos nossas expectativas e medos com os demais. Os resultados, quando saem do jeito que a gente espera “é só festa”, serão lembranças de uma coisa que era tida como “certa”; mas quando parece que todas as forças da Natureza estão contra nós e os resultados são tudo o que a gente não queria, as lembranças, apesar de tudo, são motivadoras, querem um exemplo? A umidade do ar que não deixava a tinta secar, uma tinta que sabemos, seca normalmente em um piscar de olhos em dias normais, por aí se pode tirar uma idéia da umidade relativa do ar e da ameaça que foi para a saúde de qualquer um ficar horas a fio, inclusive à noite trabalhando. Haja garra! Estávamos realmente determinados a cumprir aquilo a que nos propomos, e o que a consciência disso nos traz é motivação!

Após a primeira experiência, estamos mais preparados e mais fortes como grupo.

Vamos voltar até lá e recomeçar com a mesma garra; e o resultado de nosso trabalho em equipe não será só o que permanecer pintado, mas a lembrança que todos terão de nós pelo nosso empenho e capacidade.


Um abraço,

Denise

Movimento Gatos da Redenção alerta:
gatos abandonados no Instituto de Educação
são ameaçados de envenenamento por pais de alunos
O Movimento Gatos da Redenção vem a público alertar que os felinos abandonados no Parque Farroupilha, mais precisamente os do entorno do Instituto de Educação, vêm sofrendo ameaças de envenenamento por parte de pais de alunos.
Na última quarta-feira (02/08/06), voluntários do Movimento foram agredidos verbalmente por um pai de aluno da escola, dizendo-se contrariado com a presença dos gatos no local. O pai ainda afirmou que não é o único a ter esta postura e que a solução seria envenenar os felinos.
O Movimento Gatos da Redenção vem por meio deste e-mail solicitar providências da entidade envolvida, visto que o correto seria a escola propiciar aos alunos informações sobre proteção animal, educação sobre posse responsável e leis sobre maus tratos a animais.
Há inclusive, um programa da Secretaria Estadual de Educação que visa orientar os alunos da rede pública sobre tais fatos.
E aqui fica a pergunta: não estaria na hora de implantar tal programa no Instituto de Educação?
Pessoas interessadas em ajudar o Movimento Gatos da Redenção ou adotar algum destes animais que estão sofrendo ameaças podem contactar-nos pelo telefone:(51) 8461 0736 com Tais.
a reabertura da exposição "MAC no A6 Consolidação" durante o IV Salão do Turismo foi um sucesso! O Governador visitou, no dia 04/08, tendo percorrido todo o espaço, acompanhado da Direção, dos Conselheiros do MAC, de artistas e visitantes.
Queremos agradecer sua participação que foi ,é e será essencial neste processo de consolidação deste projeto relevante para as Artes Visuais, para a memória (acervo) e para a educação no Rio Grande do Sul.
Portanto precisamos que a exposição "MAC no A6 Consolidação" permaneça montada até o final de agosto, pois estão previstos dois eventos para os quais você já está convidado (a):
  • Dia 16/08, das 18:30 às 20:30, visita guiada e debate com os candidatos ao Governo do Estado;
  • Dia 21/08, data a ser confirmada, Solenidade de Doação de Obras de Arte (Salão do Jovem Artista) pela Direção da RBS, ao Acervo do MAC.




















Nem vou comentar, qualquer dúvida é com o Valdir.: 9254-7383.